Com as chuvas recentes em Itabuna, a Emasa tem intensificado o trabalho de revisão e desobstrução de bueiros em diversos pontos da cidade. O trabalho é essencial, pois esses equipamentos conduzem os dejetos das residências e de estabelecimentos e na rede coletora de esgotamento sanitário.
Segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, a rede de esgotamento sanitário é dimensionada para receber dejetos domésticos. Mas, em alguns locais, moradores e donos de comércio ligam indevidamente a rede pluvial à rede de esgoto, transformando essa malha em rede mista.
“A ligação da rede pluvial das casas na rede de esgoto, sobrecarrega todo a malha. No período das chuvas, como está ocorrendo agora, temos que ter uma atenção especial para evitar o retorno das águas para as residências”, afirma o profissional.
Além de retornar o esgoto para as residências, a rede mista quando recebe uma grande carga de águas das chuvas, danifica boeiros e o trecho da via no seu entorno. “Pego como exemplo o início da Rua João Timóteo, no Bairro Castália. É recorrente quando chove muito, a tampa do poço de visita ceder e o piso em seu entorno afundar”, explica Sampaio.
com informações da Emasa
Compartilhe no WhatsApp
Comments