A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) segue enfrentando problemas com furtos de água em Itabuna. Desta vez, a rede adutora foi danificada por ligações clandestinas na Rua São Geraldo, no bairro Novo Lomanto, área recentemente beneficiada pelo novo sistema de abastecimento por meio do reservatório do Projeto Mais Água para a Cidade.
Segundo o gerente de Expansão e Operação da EMASA, João Bittencourt, os danos ocorreram em um trecho antigo da tubulação, que foi interligado à nova rede. A pressão do novo sistema acabou rompendo as ligações clandestinas feitas anteriormente. “As conexões de ramais ocultos foram realizadas na rede adutora antiga. A nova rede foi interligada à antiga e, com a pressão, os chamados ‘gatos’ não suportaram e romperam”, explicou Bittencourt.
Diante da situação, a EMASA anunciou que vai substituir toda a rede antiga por uma nova tubulação, com 2,6 mil metros de extensão. Além disso, será feito o recadastramento dos imóveis, a instalação de hidrômetros e uma campanha de conscientização sobre o uso legal da água.
Bittencourt também destacou que furtar água é crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa. A EMASA reforça a importância da colaboração da população para evitar prejuízos e garantir o abastecimento regular a todos.
Com informações da EMASA
Compartilhe no WhatsApp
Comments