Já está valendo, nesta segunda (21), o novo teto para juros do empréstimo consignado do INSS, de 1,91% ao mês. Em reunião extraordinária, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) havia aprovado a queda nesses juros do consignado, que eram 1,97%. A resolução também prevê que as operações por meio do cartão de crédito consignado tiveram o seu teto reduzido, de 2,89% para 2,83%.
Mas, as novas taxas dependiam da publicação da resolução do conselho no Diário Oficial da União, o que aconteceu no dia de hoje. Essa é a terceira vez no ano que a taxa máxima cobrada de aposentados e pensionistas na modalidade tem alteração.
As reduções foram aprovadas no Conselho por 14 votos a 1 e seguiu estudos técnicos do Ministério da Previdência Social. O novo patamar valerá para o empréstimo pessoal consignado. O voto contrário partiu da federação dos bancos.
É importante lembrar que a decisão de reduzir os percentuais acontece 15 dias após o Banco Central ter reduzido a taxa de juros básica (Selic), de 13,75% para 13,25%. Isso após meses de pressão do presidente Lula (PT) e integrantes do seu governo.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments