Para marcar os 100 anos de vida do Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março de 1922, vários eventos acontecerão pelo Brasil. Na Bahia, a direção da legenda realiza, no sábado (19), o ‘Festival Vermelho Bahia – Bailinho dos 100 anos’. A festa será no Espaço de Eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, a partir das 17h, exigindo comprovação de vacinação para acesso ao espaço, além do uso de máscara e álcool em gel.
O evento vai reunir arte, música, política e história. A programação conta com diversas manifestações artísticas, a exemplo de apresentações musicais dos baianos Jau, Juliana Ribeiro e Pantera, além de intervenções do Comitê Poético Contra o Golpe e do Coletivo Conspiração do Dendê.
Segundo o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, festejar os 100 anos é manter viva uma trajetória exitosa, marcada por luta e resistência. “Vamos comemorar os 100 anos de vida do PCdoB, partido que sempre lutou pelo povo brasileiro e nada mais justo que realizarmos essa celebração com uma atividade cultural gratuita”, disse.
O Festival integra a agenda nacional de atividades em comemoração ao centenário do Partido. Ele é preparatório para o ‘Festival Vermelho – Florescer a Esperança’, que acontece nos dias 25 e 26 de março, em Niterói (RJ), município onde aconteceu a cerimônia de fundação da legenda.
HISTÓRIA
O Partido Comunista do Brasil foi fundado no mesmo ano de realização da Semana de Arte Moderna. Ao longo de dez décadas, participou – mesmo que na ilegalidade, em alguns momentos – dos principais acontecimentos da história recente do país, a exemplo do combate à ditadura militar de 1964, da resistência popular do Araguaia e das mobilizações pelas Diretas Já.
A legenda luta pela superação do capitalismo para combater as desigualdades, a violência, as injustiças e explorações, e construir uma nova sociedade, digna, consciente e socialista. Nos últimos anos, o Partido tem lutado continuamente em defesa da democracia e contra os graves retrocessos que assolaram a política nacional.
com informações do PCdoB Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments