DestaquesEconomia

Em novembro, Brasil terá bandeira amarela na tarifária de energia

0
Foto: Freepik

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária para novembro será amarela. A cobrança extra será de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos.

Neste mês outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2, a mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh. Desde agosto de 2021 que a tarifa mais alta não era acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores para a redução da bandeira tarifária foi a melhoria nas condições de geração de energia no país. Mas, a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média. Isso justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica e atender às necessidades dos consumidores.

TRAJETÓRIA

O Brasil viveu uma sequência de bandeiras verdes, sem a cobrança de tarifas extras, iniciada em abril de 2022. Mas, a série foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1, em setembro. As ondas de calor e as fortes secas no início do segundo semestre, fez a Aneel acionar a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.

As bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Consulta pública ajuda reestruturar currículo do Ensino Médio na Bahia

Previous article

Ilhéus pode contratar novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *