Data maior dos trabalhadores e das trabalhadoras, o 1º de Maio em Itabuna foi celebrado nesta terça (30), na Praça Adami, por vários sindicatos filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Com o tema “Por um Brasil mais justo”, o ato teve a participação de várias lideranças dos movimentos sociais.
Para Amanda Santos, presidenta do Sindicato dos Comerciários e coordenadora da CTB Regional Sul, um novo Brasil já se apresenta, mas tem muito a se fazer. “O atual momento exige uma organização ainda mais firme por parte dos trabalhadores para defender seus direitos. Celebramos muitas conquistas com o governo Lula, como a política de valorização do salário mínimo, a lei da igualdada salarial, por exemplo. Mas, a luta deve continuar para vencer os novos desafios”, afirmou.
Na mesma linha, a vereadora do PCdoB e presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais, Wilmaci Oliveira, destacou outras conquistas para o povo brasileiro. “O Minha Casa, Minha Vida, que movimenta a construção civil, o Bolsa Família com valor maior, controle da inflação, geração de empregos, expansão dos institutos federais, direitos para trabalhadores de aplicativos e retomada de milhares de obras que estavam paradas. Isso já reflete positivamente na vida das pessoas”, enfatizou.
Segundo o presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, é preciso avançar mais ainda. “Não dá para acomodar. Nossa luta é que vai ajudar governos como o de Lula a construir um país que combine desenvolvimento com valorização do trabalho, empregos decentes, direitos, mais redução das taxas de juros, aposentadoria digna, nova correção da tabela do Imposto de Renda e a valorização do serviço público. Essa data é importante para reforçar nossa luta por melhores condições de vida e de trabalho”, destacou.
com informações do Sindicato dos Comerciários e CTB Sul
Compartilhe no WhatsApp
Comments