Para combater o câncer de próstata, que matou 17 mil homens no Brasil em 2023, segundo o Ministério da Saúde, várias ações acontecem no Novembro Azul. Em Itabuna, a Santa Casa de Misericórdia realizou uma palestra sobre o tema. O Serviço de Oncologia da instituição registrou, no ano passado, 18.058 atendimentos a pacientes com suspeita de estarem com a doença. O serviço recebe moradores de municípios baianos do Sul, Extremo-Sul, Baixo Sul e Sudoeste.
Para ajudar a reduzir esses indicadores, a Santa Casa de Itabuna lançou ações do Novembro Azul, campanha promovida anualmente em todo o mundo. A palestra foi feita pelo médico William Mendes, para funcionários do Hospital Manoel Novaes. Ele falou sobre a importância do cuidado com a saúde do homem e do diagnóstico precoce do câncer da próstata. “Quando mais cedo a descoberta da doença, maior é a chance de cura. Chega a 90% em muitos casos”, explica.
Segundo Mendes, uma alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não ser fumante ajudam em relação ao câncer de próstata e evitar outras doenças. O especialista destacou que a doença é mais incidente em homens negros e com idade avançada. “Além de fatores hereditários. Se tiver alguém na família diagnosticado com a doença, os cuidados devem ser redobrados. Os exames devem começar mais cedo”, alertou.
São dois tipos de exames que permitem a detecção do câncer de próstata: o conhecido toque retal, e o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. De acordo o Ministério da Saúde, níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
com informações da Santa Casa
Compartilhe no WhatsApp
Comments