Depois de participar da celebração do 2 de Julho, o presidente Lula (PT) tem um importante compromisso em Ilhéus, nesta segunda (3). A partir das 9h, na Rodovia Ilhéus-Uruçuca (próximo à entrada da Biofábrica de Cacau), o petista lança a parte final do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
O ato terá a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e autoridades políticas do estado, além da imprensa, empresários do setor produtivo e executivos da BAMIN. “Momento que nos enche de alegria, porque a nossa cidade tem sido beneficiada com tantas iniciativas promissoras. Gratidão ao nosso presidente Lula, ao ministro Rui, aos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar e ao nosso governador Jerônimo, que unidos mudaram a cara não apenas de Ilhéus, mas da Bahia e com certeza mudarão a cara do nosso Brasil”, declarou o prefeito Mário Alexandre (PSD), que recepcionou Lula e o chefe da Casa Cilvi, Rui Costa.
As obras em uma extensão de 127 quilômetros são de responsabilidade do consórcio TCR-10, formado pela brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10. Conforme a BAMIN, o trecho 1F da FIOL também passará pelos municípios de Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Os investimentos são de R$ 1,1 bilhão, têm previsão de conclusão em até três anos e a estimativa é que 1,2 mil postos de trabalho sejam gerados.
Considerado um corredor logístico de exportação para o Brasil, a FIOL vai colocar a Bahia como terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil, ficando atrás somente do Pará e Minas Gerais. A injeção de investimentos da BAMIN para execução do intermodal é da ordem de R$ 20 bilhões, recurso que inclui também a operação da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments