A Casa de Jorge Amado, em Ilhéus, sofreu arrombamento na sexta (4) e teve parte de seu acervo roubado por criminosos ainda não identificados. O imóvel estava interditado desde janeiro para obras de restauração. Neste período, o acervo principal (livros, móveis da família e esculturas) foi transferido para o Teatro Municipal, onde segue em exibição gratuita.
Informações apontam que os invasores danificaram todas as portas do primeiro andar, quebraram vidros e conseguiram levar uma televisão e itens que estavam protegidos em uma vitrine lacrada. O caso está sendo investigado pela delegacia local.
A Secretaria de Cultura de Ilhéus informou que será criado um comitê com representantes de outras secretarias para agilizar intervenções emergenciais na estrutura. Mas, o prazo para a conclusão das obras não foi divulgado.
Construída por volta de 1820, a Casa de Jorge Amado preserva detalhes como teto com pintura italiana, estrutura em madeira de jacarandá e um lustre dos anos 1960. Entre os atrativos estão o quarto dos pais do autor, uma sala de projeção sobre sua trajetória, objetos pessoais e um painel que conta a história da família Amado desde 1911 até o falecimento do escritor, em 2001.
com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments