A RegiãoDestaques

Em Ilhéus, Casa de Jorge Amado é arrombada durante restauração

0
Foto: Casa de Jorge Amado

A Casa de Jorge Amado, em Ilhéus, sofreu arrombamento na sexta (4) e teve parte de seu acervo roubado por criminosos ainda não identificados. O imóvel estava interditado desde janeiro para obras de restauração. Neste período, o acervo principal (livros, móveis da família e esculturas) foi transferido para o Teatro Municipal, onde segue em exibição gratuita.

Informações apontam que os invasores danificaram todas as portas do primeiro andar, quebraram vidros e conseguiram levar uma televisão e itens que estavam protegidos em uma vitrine lacrada. O caso está sendo investigado pela delegacia local.

A Secretaria de Cultura de Ilhéus informou que será criado um comitê com representantes de outras secretarias para agilizar intervenções emergenciais na estrutura. Mas, o prazo para a conclusão das obras não foi divulgado.

Construída por volta de 1820, a Casa de Jorge Amado preserva detalhes como teto com pintura italiana, estrutura em madeira de jacarandá e um lustre dos anos 1960. Entre os atrativos estão o quarto dos pais do autor, uma sala de projeção sobre sua trajetória, objetos pessoais e um painel que conta a história da família Amado desde 1911 até o falecimento do escritor, em 2001.

com informações da Tribuna da Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Bahia apresenta 3.241 propostas de obras para Novo PAC Seleções

Previous article

Bicho pegou para Donald Trump e Elon Musk nos EUA e Europa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *