Durante a abertura do 9º Congresso Internacional da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), realizada nesta quarta (30), no Senai Cimatec, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou planos para fortalecer o setor e expressou compromisso com a segurança jurídica e a viabilidade dos negócios. “Fizemos investimentos estruturantes em estradas, buscando portos, aeroportos e aeródromos, em prol da mobilidade de pessoas e de cargas, garantindo a produção e um ambiente seguro de energias renováveis”, pontuou.
O chefe do Executivo baiano falou sobre o potencial energético da Bahia, considerando a eólica, solar e, por consequência das duas, o hidrogênio verde. “Portanto, temos capacidade de oferecer matriz energética limpa e mão de obra qualificada”, enfatizou.
Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Abit, destacou o compromisso com a sustentabilidade. “A COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025, será uma vitrine muito importante para mostrarmos nossas práticas sustentáveis ao mundo”, disse.
NECESSIDADES E EMPREGOS
Pimentel falou das providências necessárias para o desenvolvimento do setor. “Além da agenda macroeconômica, nossa resposta precisa ser muito direta, com inovação, políticas transformadoras, expansão do Reintegra, que é a devolução dos impostos acumulados nas vendas externas, não só das pequenas, mas também das grandes empresas. Teremos de concluir a reforma tributária em curso, com sistema racional, que não onere e não gere tantos contenciosos como temos no País. É preciso criar, assim, um ambiente mais sólido para os negócios, com segurança jurídica, física e patrimonial”, ressaltou.
Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, é forte o impacto da cadeia produtiva têxtil na geração de empregos na região. “O fortalecimento da cadeia produtiva impulsiona diretamente a criação de novas oportunidades de trabalho para os baianos, movimentando a economia local e consolidando a Bahia como um centro de excelência na produção e inovação têxtil”, frisou.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments