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Em choque, Coelba lidera reclamações e se torna vilã dos consumidores

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Comunidade do Banco Raso, em Itabuna

Pela primeira vez, a Coelba/Neoenergia, que fornece energia elétrica na Bahia, superou a Embasa e aparece primeiro na lista como campeã em queixas por má prestação de serviços. Provavelmente, entrou em choque. A revelação foi feita pelo site Metro1, mostrando o balanço da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Segundo o órgão, em 2023 a empresa acumulou 689 reclamações fundamentadas (com evidente infração às leis das relações de consumo).

O aumento dos gastos com publicidade acontece na mesma proporção que o número de queixas. Em 2018, a Coelba nem aparecia entre as dez maiores reclamadas. Só entrou no ano seguinte. Ainda assim, na décima colocação. Em 2020, pulou para a sexta posição. Caiu para 13ª em 2021. Mas o recuo foi preparativo para seu maior salto, em 2022, quando a empresa, já como Neoenergia Coelba, alcançou o segundo lugar com 172 queixas. Comparando a 2023, o crescimento foi de 269%.

Grande parte das queixas se refere a cobranças indevidas; serviços não executados, não concluídos ou realizados com qualidade abaixo do previsto em contrato; recusa injustificada em atender o cliente; e fornecimento parcial de energia. Os problemas causados não enchem apenas a lista do Procon. Tramitam no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) mais de 44 mil processos em aberto contra a empresa, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

LÍDER EM APAGÕES

Essa liderança da Coelba em queixas é explicada pela diretora de Atendimento e Orientação ao Cliente do Procon, Adriana Menezes. “Esse aumento no número de queixas ocorreu de um modo geral desde que adotamos o novo sistema, em maio de 2021. É bom entender que o cadastro de reclamações fundamentadas não representa todo o volume que chega. Apenas o que não é solucionado de imediato”, afirma.

O fato é que milhões de baianos estão insatisfeitos com as constantes quedas de energia, interrupção no fornecimento ou apagões, como o que ocorreu este ano na capital em pleno sábado de Carnaval, quando um blecaute por volta das 21h45 deixou sem luz parte do Circuito Dodô durante cerca de 1h30, no trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. Na ocasião, a empresa atribuiu o problema a uma serpentina atirada contra a rede elétrica.

COM A PALAVRA

Procurada, a Neoenergia Coelba afirmou “que segue empenhada em garantir um serviço cada vez melhor aos seus clientes, e está atenta às demandas levadas pelos consumidores”. “Neste sentido, a companhia assegurou proposta de negociação a todas as reclamações apresentadas ao Procon. Do total de demandas, houve um percentual reduzido de procedência, uma vez que a maioria das reclamações está relacionada a valores praticados pela distribuidora que são estabelecidos pela agência reguladora, a Aneel. Os dados divulgados pelo órgão têm como referência números absolutos, sem considerar os mais de seis milhões de consumidores em todo o estado”.

com informações do Metro1

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