DestaquesPolítica

Em Brasília, prefeitos baianos pedem apoio para combate à seca

0
Foto: Ascom UPB

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, esteve em Brasília para solicitar apoio do governo Lula (PT) para a crise enfrentada por vários municípios baianos com a seca. O gestor relatou a escassez de água que afeta o interior da Bahia, nas regiões da Chapada Diamantina e Irecê.

A estiagem prolongada cortou o Rio Utinga, provocou a morte de rebanhos e já há municípios suspendendo aulas por conta do desabastecimento de água. Ao secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, Cardoso reforçou a importância de acelerar a assistência à população das cidades atingidas.

“Entregamos ao ministro Rui [Costa, da Casa Civil] fotografias da seca, uma preocupação muito grande. Nos reunimos com o coronel da Defesa Civil e a orientação é solicitar o decreto de emergência urgente para reconhecer a situação de emergência e para que possamos ter a distribuição de cestas básicas, ter recursos para o carro-pipa, perfuração de poços, a distribuição do milho para ração animal pela CONAB e ações como a prorrogação de dívidas, dentre outras”, afirmou.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Wilson Cardoso colocou a equipe jurídica da UPB à disposição dos municípios para orientar o cadastro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A solicitação do estado de emergência deve ser reconhecimento por portaria federal da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. É uma situação jurídica especial que permite a execução de ações de socorro e assistência humanitária.

Estiveram com Cardoso, o presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios; a prefeita de Mucugê e diretora de serviços da UPB, Ana Medrado; e o superintendente da UPB, Thiancle Araújo.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

BC anuncia Pix parcelado em setembro e mais novidades

Previous article

Classe média será contemplada com Minha Casa, Minha Vida

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *