DestaquesEconomiaPolítica

Em Brasília, Jerônimo Rodrigues expõe ideias sobre reforma tributária

0

Em debate no Congresso Nacional, a reforma tributária foi abordada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta terça (29), na sessão de debates temáticos realizada no plenário do Senado, em Brasília. O evento reuniu líderes de 27 estados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que visa simplificar o sistema tributário brasileiro.

Jerônimo defendeu uma solução abrangente e benéfica para todos os entes federativos. “A discussão em torno da reforma tributária é uma oportunidade valiosa para encontrarmos uma solução que esteja de acordo com todos os entes federativos. O diálogo entre os estados visa aprimorar nosso sistema, assegurando que a autonomia de cada estado seja respeitada na gestão tributária, ao mesmo tempo, em que promovemos um ambiente mais equitativo e favorável ao desenvolvimento de Estados, União e municípios”, ponderou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reconheceu as preocupações dos governadores e prefeitos e ressaltou a importância de uma arrecadação equilibrada e menos complexa. “É necessário usar a lógica de ceder e não conquistar ao discutir a reforma tributária”, destacou.

A PEC 45/2019 propõe a extinção de cinco impostos, incluindo o ICMS estadual e o ISS municipal, substituindo-os por um único imposto, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A divisão do IBS entre estados e municípios seria gerenciada por um órgão criado especificamente para essa finalidade.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Ilhéus reforça paralisação nacional dos municípios

Previous article

Prefeitura de Itabuna adere mobilização e atividades são suspensas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *