Acompanhado de prefeitos, secretários e deputados, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Brasília para uma audiência com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, técnicos da Defesa Civil Nacional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O encontro discutiu os impactos da estiagem prolongada que atinge o estado e a articulação de medidas emergenciais e estruturantes para enfrentar os efeitos da seca. O governador entregou um plano com propostas emergenciais e estruturantes para enfrentar o problema.
A expectativa é de que, já na próxima semana, o Estado anuncie um conjunto de ações para auxiliar os municípios que têm sofrido com a seca. “A situação da seca exige respostas urgentes e coordenadas. Não se trata apenas de ações emergenciais, mas de estratégias estruturantes que garantam segurança hídrica e dignidade às famílias que vivem no semiárido. Reiteramos, aqui em Brasília, a importância de um pacto nacional para fortalecer as políticas públicas voltadas para o enfrentamento da estiagem”, afirmou Jerônimo.
Mais de 70 municípios baianos enfrentam situação crítica devido à ausência prolongada de chuvas, o que tem provocado prejuízos para a agricultura familiar, comprometido o abastecimento de água e afetado diretamente comunidades rurais.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments