Para acha que a máxima “vai ver o sol nascer quadrado” é algo negativo, vai se surpreender com a vida boa de presos em um presídio de Recife, em Pernambuco. A fiscalização dos Ministérios da Justiça (MJ) e dos Direitos Humanos (MDH), em parceria com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) encontrou celas em forma de suíte no Complexo de Curado.
Realizada nesta segunda (19), a ação identificou celas com banheiras, freezer, geladeiras e espelhos. Os locais receberam diversas reformas, tendo cerâmicas nas paredes, prateleiras com espelhos e até produtos de estética. Mas, era apenas em algumas celas, enquanto em outras áreas, os detentos dormiam em camas de concreto. Ou seja, alguns vivem com privilégios.
O Ministério da Justiça vai oficiar o Ministério Público de Pernambuco para apurar e responsabilizar pelas irregularidades encontradas. Agora, é saber como esses itens entraram no complexo e de que maneira as reformas foram realizadas. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, a visita dá continuidade às ações iniciadas pela Caravana de Direitos Humanos, liderada pelo ministro Silvio Almeida em 2023.
PROBLEMAS ANTIGOS
Esse complexo prisional já tem problemas históricos. Em 2022, o Conselho Nacional de Justiça determinou uma redução de 70% da sua população encarcerada. De 6.500 presos, ficou com menos de 2.000. Em abril deste ano, a então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber visitou o local e recebeu um relatório sobre a situação da unidade, feito pelo Gabinete de Crise do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o governo do estado, o Ministério Público, o CNJ e a Defesa Pública.
com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments