Não restam dúvidas de que a luta dos movimentos feministas assegurou avanços importantes para as mulheres no espaço político. Mas, ainda há muito por avançar na busca pela verdadeira igualdade. No Brasil, por exemplo, a maioria do eleitorado que vai às urnas em outubro de 2024 para as eleições municipais é do sexo feminino. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que elas são 81,8 milhões aptas a votarem (52%).
Um levantamento da TVT News [antiga Rede Brasil Atual] mostra que, entre as candidaturas registradas para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, no entanto, elas são minoria. São 155.00 candidaturas de mulheres, correspondente a 34% do total. A legislação atual obriga que os partidos reservem no mínimo 30% das candidaturas para Câmaras municipais às mulheres.
É importante observar como os partidos ajudam nesse processo, especialmente na disputa de vagas para as câmaras municipais. A UP lidera com maioria de candidaturas femininas, com 53%. Depois, aparecem PCdoB, Psol, PV e PSTU, com mais de 39% de mulheres candidatas. Na outra ponta, o PCB aparece com o menor índice de mulheres entre as candidaturas – abaixo da cota mínima, inclusive. Na sequência, estão MDB, Mobiliza, PL, PP e PSD, todos com 33% de candidaturas femininas.
Segundo a TVT News, o levantamento ajuda a orientar o eleitorado, principalmente as eleitoras, sobre as legendas que privilegiam a participação feminina e os partidos que ainda reproduzem o machismo estrutural que permeia a sociedade brasileira.
com informações TVT News
Compartilhe no WhatsApp
Comments