DestaquesGeral

Elas são top, mas no ranking de queixas do Procon

0

Pode parecer notícia repetida, mas sempre vale lembrar quem está causando problemas para os consumidores baiano. A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgou, na quarta (16), o ranking com as empresas com maior número de reclamações feitas pelos consumidores em 2021. As tops são do setor de telefone, água e esgoto, escolas e cartão de crédito

Entre os assuntos mais reclamados, o produto ‘telefone’ registra o maior número de queixas, com 24%. Seguido dos serviços de água e esgoto com, 15%; escolas e instituições de ensino superior respondem por 12% das queixas; cartões de crédito e telefonia móvel são 11% das reclamações. Entre as áreas mais reclamadas, 46% referem-se a produtos; 17% assuntos financeiros; 16% serviços essenciais; 16% serviços privados; e 5% saúde.

O cadastro também apresenta o percentual de reclamações atendidas e não atendidas pelas empresas. Ao todo, o Procon-BA contabilizou 66% de atendimento e 34% de não atendimento. Entre as empresas que não atenderam as reclamações dos consumidores estão a Embasa, Casas Bahia, Oi, Zurich Seguros, FACS Serviços Educacionais e Coelba.

Os dados constam no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com o levantamento dos atendimentos realizados pelo órgão no perído. Ao todo, o órgão realizou 29.811 atendimentos nos postos instalados em diversas localidades da Bahia. Através do atendimento virtual, por meio do site ‘Consumidor.gov.br’, foram realizados 84.017 mil atendimentos.

EMBASA SE PRONUNCIA

Em nota, a Embasa informou que “o ranking do Procon utiliza números absolutos, não fazendo a relação entre números de reclamações e quantidade de clientes de cada empresa. São mais de 4,7 milhões de domicílios atendidos com o serviço de abastecimento de água na Bahia, dos quais 2 milhões também são atendidos com esgotamento sanitário, dois serviços que estão constantemente presentes no dia a dia da população”.

Ainda segundo a estatal, a empresa “vem reduzindo ano a ano o número de reclamações no Procon”. Segundo os dados informados, foram 739 em 2017, 573 em 2018, 478 em 2019, 261 em 2020 e 148 em 2021, que representam apenas 0,013% das 1.163.694 ligações de água existentes somente em Salvador.

Na nota, a estatal também aponta para a existência de uma equipe de atendimento exclusiva para as demandas do Procon para analisar previamente as reclamações, visando agilizar a resolução das reclamações.

“De acordo com o Procon, das 148 reclamações de 2021, 52 foram atendidas e 96 não atendidas. A Embasa esclarece que todas as demandas foram efetivamente analisadas e devolvidas ao Procon e aos usuários com todos os esclarecimentos”, finaliza a Embasa em seu comunicado.

com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Saiba como consultar o saldo para saque do FGTS

Previous article

Governo Bolsonaro “turbina” Telegram em órgãos oficiais e deixa riscos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *