A RegiãoDestaquesPolítica

Elas por elas: Wilmaci Oliveira e Amanda Santos falam dos desafios femininos

0

Com muita disposição e palavras de ordem, as mulheres brasileiras (e, também, homens apoiadores) celebraram, nesta sexta (8), o Dia Internacional da Mulher. Em Itabuna, centenas de pessoas ganharam às ruas para chamar atenção da sociedade sobre os problemas e desafios enfrentados por quem é maioria da população no País.

Esse ano, as itabunenses levantaram várias bandeiras importantes, como mais mulheres na política, pela democracia, pelo fim das violências e pela Paz no mundo. Liderando a caminhada, a vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB) e a presidenta do Sindicato dos Comerciários, Amanda Santos, destacaram a importância da data e das mensagens.

“O dia da mulher é todo dia. Mas, a data tem um simbolismo grande por homenagear 129 trabalhadoras que morreram queimadas em uma fábrica têxtil nos EUA, em 1857, por reivindicarem redução da jornada de trabalho e outros benefícios. Isso é importante para mostrar que a celebração tem a ver com luta. E isso segue atual, pois ainda lutamos por melhores condições de trabalho e de vida, e por uma sociedade mais justa e sem violência contra as mulheres”, afirmou Amanda.

Wilmaci reforçou a necessidade da participação das mulheres na luta política. “Ontem, o Peleja mostrou ontem (LEIA AQUI) que, mesmo sendo maioria, temos pouca presença nos parlamentos e nos executivos. São esses espaços que podem garantir uma nova realidade. É na política que surgem, por exemplo, leis como a Maria da Penha [de combate à violência doméstica] e a da igualdade salarial [implementada pelo presidente Lula e aprovada pelo Congresso Nacional]. Em outubro, precisamos eleger mais mulheres vereadoras e prefeitas. É assim que avançaremos”, enfatizou.

Compartilhe no WhatsApp

Atenção, estudantes: Universidade para Todos tem mais de 19 mil vagas

Previous article

Ilhéus amplia faixa etária das crianças para vacinação contra a dengue

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *