DestaquesMovimentos

Elas dão o tom para construir um novo Brasil; tem ato 10h em Itabuna

0

Nesse 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, várias atividades acontecerão no País para celebrar. Em Itabuna, o ato acontece às 10h, na Praça Adami. É a primeira grande data política sob o governo Lula, que gerou a expectativa de reconstrução do Brasil, com paz, democracia, desenvolvimento econômico e geração de emprego.

Os desafios são grandes e a luta feminista merece apoio da sociedade. É hora de valorizar as trabalhadoras e por fim a toda forma de violência e opressão contra as mulheres, na sociedade e no trabalho.

Chegou o momento de acabar com essa história de ganhar menos. Segundo o Relatório Global Gender Gap 2021, do Fórum Econômico Mundial, mulheres ganham 32% menos do que os homens, em média. O estudo foi realizado em 156 países. É hora de dar um basta no trabalhar mais. De acordo com o estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, do Ipea, as mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada.

Não podemos aceitar mais assédios moral e sexual. Dados do Tribunal Superior do Trabalho mostram que, em 2021, foram mais de 52 mil casos relacionados a assédio moral e mais de 3 mil relativos a assédio sexual no país. A luta, também, é para por fim à violência doméstica e aos crimes de feminicídio no Brasil, o quinto país nesses casos. É essencial combater esses absurdos com campanhas e punição severa aos criminosos.

POLÍTICA E HISTÓRIA

É hora de garantir mais acesso das mulheres aos espaços da política para mudar essa realidade. Não cabe ser 52,65% do eleitorado e só vermos 2 governadoras, 15 senadoras (de 81) e 91 deputadas federais (de 513). É com muita luta que o Dia Internacional das Mulheres homenageia as 129 operárias da fábrica Cotton, nos EUA, que morreram queimadas pelos patrões no dia 8 de março de 1957, por reivindicarem redução da jornada de trabalho, direitos e uma vida melhor.

A Redação

Compartilhe no WhatsApp

Alunos da rede municipal de Itabuna são transferidos para novos prédios

Previous article

Prefeitura de Ilhéus continua com reparos em locais afetados pelas fortes chuvas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *