Essa lição nota 10 vem de Pernambuco e serve de exemplo para todo o Brasil: promover e garantir o direito à comida saudável nas escolas públicas. No bairro de Oitenta, em Camaragibe, a horta comunitária da Escola Municipal 19 de Abril abastece a merenda escolar e ensina os estudantes sobre alimentação e sustentabilidade. Uma vez por semana, os pequenos colocam a mão na terra para cuidar de uma horta.
Segundo a diretora da escola, Vandisa Quadros, a horta tem produzido bastante alface, tomate, cenoura e até berinjela. “Eles têm uma escala semanal de passar na horta, cuidar da terra, e quando colhem, eles já têm a prática de levar para a cozinha da escola, onde tem um dia na semana específico para que seja feita a aula de culinárias com o alimento que eles mesmos colheram”, explica.
De acordo com Vandisa, o objetivo é simples: “É brincando que se aprende a cuidar do meio ambiente. Os aprendizados vão desde a compreensão do tempo que um alimento leva para brotar, até o preparo de uma refeição utilizando tudo que eles colheram bem ali, no quintal da escola.”
O projeto tem como meta implantar no quintal um Sistema Agroflorestal, garantindo assim a diversidade da plantação e ajudando a abastecer também o bairro com mais alimentos saudáveis.
com informação do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments