DestaquesGeral

Elas brincam de aprender a ter alimento saudável na escola

0
Foto: Afonso Bezerra / BDF

Essa lição nota 10 vem de Pernambuco e serve de exemplo para todo o Brasil: promover e garantir o direito à comida saudável nas escolas públicas. No bairro de Oitenta, em Camaragibe, a horta comunitária da Escola Municipal 19 de Abril abastece a merenda escolar e ensina os estudantes sobre alimentação e sustentabilidade. Uma vez por semana, os pequenos colocam a mão na terra para cuidar de uma horta.

Segundo a diretora da escola, Vandisa Quadros, a horta tem produzido bastante alface, tomate, cenoura e até berinjela. “Eles têm uma escala semanal de passar na horta, cuidar da terra, e quando colhem, eles já têm a prática de levar para a cozinha da escola, onde tem um dia na semana específico para que seja feita a aula de culinárias com o alimento que eles mesmos colheram”, explica.

De acordo com Vandisa, o objetivo é simples: “É brincando que se aprende a cuidar do meio ambiente. Os aprendizados vão desde a compreensão do tempo que um alimento leva para brotar, até o preparo de uma refeição utilizando tudo que eles colheram bem ali, no quintal da escola.”

O projeto tem como meta implantar no quintal um Sistema Agroflorestal, garantindo assim a diversidade da plantação e ajudando a abastecer também o bairro com mais alimentos saudáveis.

com informação do Brasil de Fato

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus tem vagas de empregos do SineBahia para você

Previous article

Médico tranquiliza sobre queda de Lula: “Pouco provável que o hematoma evolua”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *