Após muitos debates internos, as direções nacionais do PT, PCdoB e PV registram, nesta segunda (18), o estatuto e o programa da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Os documentos finais da organização foram aprovados em reunião neste domingo (17).
Órgão máximo de deliberação, a Assembleia Geral da entidade será composta por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018. As deliberações serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros.
Na composição da Assembleia Geral, cada partido deve indicar o mínimo de 30% de mulheres e 20% respeitando o critério étnico-racial. A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros e os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão. As outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.
E na FE Brasil, elas mandam. A primeira presidenta da FE Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.
Os partidos da FE Brasil atuarão em conjunto no Congresso e na sociedade para promover a reconstrução do país, a defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos do povo, para fortalecer a candidatura do presidente Lula e sua base parlamentar.
com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments