A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está preocupada com os estoques em situação crítica e zerado para a tipagem O- (doador universal) e O+. Segundo a instituição, a unidade não está conseguindo atender os hospitais e pacientes estão precisando desses dois tipos sanguíneos.
O estado de alerta também é devido ao baixo número de bolsas de sangue de diferentes tipos no estoque, a exemplo A-, B+, B- e AB-. Os estoques vem sofrendo grandes quedas e não estão conseguindo se manter dentro dos limites seguros desde o início da pandemia.
A organização lembra ainda que um surto gripal com aumento das doenças respiratórias que afastam os doadores. Outro agravante é que as cirurgias, os procedimentos hospitalares e as demandas transfusionais nos hospitais da cidade aumentaram nos últimos dias.
Segundo o captador Rosildo Ribeiro, o baixo estoque de ameaça cancelar cirurgias eletivas nos hospitais da cidade. “Cada vez mais pessoas precisam de doações, o que vem preocupando profissionais da saúde. Estamos fazendo um apelo para as pessoas estarem vindo fazer doação de sangue. Com apenas uma bolsa é possível salvar quatro vidas”, destaca.
A Santa Casa faz um apelo, informando que não precisa de agendamento. É só comparecer à sede, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no Pontalzinho. É de segunda a sexta, das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. Aos sábados funciona das 7h ao meio dia. O telefone é o 73 3214-9126.
Com informações da Santa Casa
Compartilhe no WhatsApp
Comments