Reagindo bem, a economia brasileira fez o Banco Central (BC) elevar a projeção para seu o crescimento neste ano. O Produto Interno Bruto (PIB) passou de 3,2% para 3,5%. O índice consta do Relatório de Inflação, publicação trimestral do BC divulgada nesta quinta (19).
“A alteração na projeção de crescimento do PIB em 2024 reflete a surpresa positiva no resultado do terceiro trimestre e os indicadores do quarto trimestre [já] disponíveis”, diz o relatório, acrescentando que a revisão das séries históricas foi um fator importante para a atualização da projeção de alguns componentes, mas não exerceu grande influência sobre o agregado.
Com o resultado no terceiro trimestre do ano superando as projeções, a economia brasileira cresceu 0,9% comparado ao segundo trimestre de 2024, de acordo com o IBGE. A alta acumulada no ano, de janeiro a setembro, é 3,3%. Em 2023, o PIB do Brasil cresceu 3,2%.
Segundo o BC, a atividade econômica e o mercado de trabalho no Brasil se mantêm aquecidos. Além disso, o consumo das famílias e os investimentos das empresas se destacaram, mais uma vez. Enquanto isso, a taxa de desemprego voltou a recuar e atingiu o menor valor da série histórica.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments