Durante entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda (10), o secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, criticou a alta taxa de juros no país (a Taxa Selic está em 13,75%).
“Você imaginar que fazendo uma política de arrocho na população com elevação da taxa de juros, você vai resolver esse problema (da inflação), é um equívoco. Acho que a taxa de juros é muito elevada. O Banco Central poderia e deveria estar sinalizando para uma queda da taxa de juros”, declarou Vitório ao radialista Mário Kertész.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem sido alvo de críticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não reduzir a taxa de juros. A avaliação é de que os altos juros impedem o crescimento econômico do país.
Segundo Manoel Vitório, juros altos inibem investimento privado no país, prejudica o governo e a população em geral. “Ao colocar a taxa de juros acaba induzindo os agentes econômicos também até indiretamente a fazer remarcação de preços para se proteger.
Para o titular da Sefaz, o que estamos vivendo é uma insanidade. “A gente não entende onde vai parar isso. Passou da hora do Banco Central sinalizar para a redução da taxa de juros”, pontuou. “Se ele (Roberto Campos) continuar com essa taxa de juros, nós vamos estar enxugando gelo”, acrescentou.
com informações do Metro1
Compartilhe no WhatsApp
Comments