Um grupo de migrantes indígenas venezuelanos foram acolhidos, nesta quarta (4), em Itabuna pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Eles ficarão provisoriamente no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde foram assistidos por técnicos do Serviço Especializado em Abordagem Social.
Segundo o secretário Josué Brandão Junior, o prefeito Augusto Castro (PSD) determinou que o grupo tenha toda assistência necessária. Na unidade, eles foram encaminhados para higienização corporal, receberam refeições quentes e passaram por testagens para Covid-19. São 47 pessoas, sendo 29 crianças e 18 adultos.
Os migrantes disseram quem são procedentes de Santo Antonio de Jesus. A SEMPS definirá como prosseguirá o atendimento, pois a chegada dos indígenas será comunicada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília.
Durante a triagem, foi detectado que muitos dos estrangeiros estão com a documentação de migração expirada. Por isso, foi necessário acionar a Defensoria Pública da Bahia para atuar junto à Defensoria Pública da União (DPU) visando providenciar a regularização. Para as crianças sem certidão de nascimento, foi pedida a atualização documental pela Defensoria.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments