Além de serem as grandes tradições do Nordeste, os festejos juninos ajudam nossa cultural, nosso turismo e nossa economia. É o que mostram os dados do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Durante as festas (Pré-São João, São João e São Pedro), cerca de 3.944.249 milhões de baianos e turistas foram contabilizadas pela ferramenta. É para soltar fogos, novamente!
Segundo a SSP-BA, a tecnologia foi instalada nos Portais de Abordagem dos espaços com festas em Salvador e mais 16 cidades. Repetições foram descartadas. Na capital (Pelourinho e Parque de Exposições), 675.642 mil forrozeiros aproveitaram as atrações. No último dia do Parque de Exposições, na terça (2), mais de 33 mil pessoas se despediram do festival. No interior, a cidade de Ipiaú, no Sudoeste baiano, contabilizou o maior público entre as cidades (610.791), seguida por Irecê, no Norte do estado, com 402.027.
O sistema de Reconhecimento Facial auxiliou na captura de 15 foragidos da Justiça, que tentaram entrar nos circuitos monitorados. As prisões foram realizadas nas cidades de Jequié (4), Ipiaú (3), Irecê (2), Salvador (2), Itabuna (1), Jaguaquara (1), Porto Seguro (1) e Santo Estevão (1). Durante as festas, foram registrados 59 casos de lesões corporais e 676 furtos.
Ainda de acordo com a Secretaria, todo o esquema de segurança da Operação São João contou com equipes da Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. E teve um efetivo de 22 mil policiais e bombeiros, além de um investimento total de R$ 26 milhões.
com informações da SSP-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments