Após Sergio Moro, mais uma figura do Judiciário que ganhou projeção contestando a política vai enveredar por essa estrada. O ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagol anunciou em vídeo, pelas redes sociais, sua saída do Ministério Público Federal (assista ao final).
Dallagnol deixou o MPF após 18 anos. “Essa decisão de sair do Ministério Público não foi fácil. Eu tenho muito orgulho do Ministério Público e do trabalho que ele faz pela sociedade brasileira em diferentes áreas. Contudo, os nossos instrumentos de trabalho para alcançar a justiça vêm sendo enfraquecidos, destruídos”, afirmou.
Embora não dissesse no vídeo, suas intenções políticas foram reveladas pela jornalista Bela Megale. Em sua coluna no Globo, ela afirmou que Deltan vai se candidatar a deputado federal pelo Paraná. Ele vai se filiar ao Podemos, que já filiou o ex-juiz Sergio Moro. A chapa planejada pela legenda é Sergio Moro como candidato à Presidência, Álvaro Dias à reeleição do Senado e Deltan à Câmara.
RESUMO DA ÓPERA – Tem sido comum no Brasil pessoas ganharem projeção atuando no combate à corrupção e questionando a política. Dallagnol ficou marcado pelo uso do PowerPoint para justificar a condenação e a prisão injustas do ex-presidente Lula. Chegou a dizer que não precisava de provas, pois tinha convicções de que haviam crimes cometidos pelo petista.
Mas, o STF absolveu Lula e considerou Sergio Moro parcial no julgamento, com uso de práticas ilegais durante o rito processual. Deltan também sofreu processos disciplinares: foi afastado da coordenação da força-tarefa em setembro de 2020, após seis anos. Em setembro de 2020, foi punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por postagens publicadas nas redes sociais contra a candidatura de Renan Calheiros (MDB) à presidência do Senado, em 2019.
Os antigos heróis nacionais se desmascararam após contribuírem para enfraquecer a imagem da política com ações inaceitáveis. Agora, vão tentar entrar nesse espaço. Será que vão agir da mesma forma como fizeram no Judiciário?
ASSISTA O VÍDEO
Compartilhe no WhatsApp
Comments