DestaquesGeral

Dormindo com inimigo? Amazon confessa que Alexa é uma espiã em casa

0

As novas tecnologias do mundo digital ganham espaço na vida de milhões de pessoas. Hoje, pode-se conversar com aparelhos de inteligência artificial, como a Alexa da Amazon. Recentemente, a assistente de voz comemorou dois anos no Brasil. Chegou em 2019, e hoje, soma mais de duas mil, além de ser compatível com cerca de 650 eletrônicos, de acordo com a empresa.

A principal função da Alexa é interagir com o usuário. Só no último ano, ela respondeu 38 milhões de vezes a “Alexa, bom dia”. No aniversário de dois anos do software no Brasil, a Amazon revelou alguns pedidos que podem ser feitos, deixando claro que a assistente é uma espiã dentro de casa.

Fato é que tanta facilidade está gerando polêmicas. Esse dispositivo ajuda a pesquisar informações, descobrir novas músicas ou para pequenas ajudas com demandas do dia a dia, como pedir uma pizza. Porém, surgem questionamentos sobre convidar microfones de grandes empresas de tecnologia a entrarem em nossas casas.

Em abril de 2019, uma investigação feita pela Bloomberg revelou que funcionários da Amazon estavam ouvindo trechos de conversas que seus usuários tinham com a assistente de voz Alexa. A empresa se justificou dizendo que a medida era necessária para deixar o serviço cada vez mais preciso. A princípio, uma porcentagem muito pequena das gravações era transcrita, anotada e, em seguida, inserida de volta no software como parte de um esforço para eliminar lacunas na compreensão da fala humana pela Alexa, e assim ajudá-la a responder melhor aos comandos.

Vários escândalos semelhantes atingiram outras gigantes. Um vazamento de mais de 1.000 trechos de áudios gravados pelo Google Assistente expôs informações confidenciais de seus usuários, como nomes, senhas, informações médicas e endereços. O mais assustador é que nem sempre essas conversas eram intencionalmente dirigidas ao serviço, com a verbalização clara da frase “Ok Google” que ativa o software. Isso resultou em gravações de conversas de casais durante o sexo e até negociações envolvendo tráfico de drogas.

Com informações do Diário do Centro do Mundo e Ada.vc

Compartilhe no WhatsApp

Em Itabuna, beneficiários da Bolsa Família serão automaticamente migrados para o Auxílio Brasil

Previous article

Ilhéus inicia planejamento da Operação Verão Seguro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *