O dólar opera em alta nesta segunda-feira (26), refletindo as expectativas de cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos, enquanto os mercados permanecem atentos aos riscos geopolíticos, que aumentaram com a intensificação das tensões no Oriente Médio no último fim de semana.
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira (B3), também registra alta, impulsionado principalmente pelas ações da Petrobras e de outras empresas exportadoras de petróleo. O movimento positivo no mercado brasileiro acompanha a elevação dos preços do petróleo, que tiveram um aumento expressivo de quase 3% no início desta semana.
A alta do petróleo foi motivada pelos intensos ataques entre Israel e o grupo Hezbollah, do Líbano, no domingo (25), os mais pesados desde o início da guerra na Faixa de Gaza. A região é uma das mais importantes produtoras de petróleo do mundo, e qualquer escalada nas tensões levanta preocupações sobre possíveis interrupções no fornecimento da commodity, o que pressiona os preços para cima.
O aumento nos preços do petróleo, que é a principal fonte de energia global, pode ter um impacto direto na inflação mundial. À medida que os custos de transporte aumentam, o efeito tende a se propagar por toda a cadeia produtiva, levando a um cenário inflacionário mais amplo caso as tensões no Oriente Médio continuem a se agravar
com informações do G1
(foto divulgação)
Compartilhe no WhatsApp
Comments