O dólar opera em queda e o Ibovespa registra alta nesta sexta-feira (23), enquanto os investidores avaliam o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), durante o Simpósio de Jackson Hole. Powell, a figura mais aguardada do evento, afirmou que “chegou a hora de ajustar a política monetária”, uma indicação de que o Fed pode iniciar a redução de suas taxas de juros já no próximo mês.
O mercado reagiu de forma positiva a essas declarações, interpretando-as como um sinal de que o Fed começará a flexibilizar sua política monetária em setembro. Essa expectativa surge em meio a sinais de desaquecimento no mercado de trabalho dos Estados Unidos, o que aumenta as preocupações sobre uma possível recessão na maior economia do mundo. Apesar dos temores, Powell destacou que as atuais taxas de juros oferecem “amplo espaço” para que o Fed possa responder a riscos emergentes, incluindo o aumento do desemprego. Esse comentário alimentou especulações sobre a magnitude do corte de juros que pode ser promovido na próxima reunião do Fed.
Os analistas do mercado financeiro estão divididos entre aqueles que esperam um corte de 0,25 ponto percentual e os que acreditam em uma redução de 0,50 ponto. Independentemente do tamanho do corte inicial, a expectativa é de que o Fed possa realizar mais de uma redução nas taxas ao longo de 2024. Powell ressaltou que “o momento e o ritmo dos cortes das taxas dependerão dos dados, das perspectivas e do equilíbrio de riscos”.
com informações do G1
(foto divulgação)
Compartilhe no WhatsApp
Comments