DestaquesPolítica

Dino pede apuração sobre campanha do Google contra PL das Fake News

0

As chamadas Big Techs (grandes empresas estrangeiras de tecnologia) se movimentam contra a lei de combate às fake news (notícais falsas), sendo que o Google provocou a insatisfação do ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele irá pedir uma apuração sobre uma possível prática abusiva da empresa contra o projeto de lei que trata do tema.

Dino repostou um conteúdo que dizia que o Google estaria utilizando a própria plataforma para atacar o PL das fake news e que o Twitter estaria deslogando contas de pessoas para atrapalhar. Na página inicial do buscador, aparece a mensagem: “O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. Clicando no texto, o usuário é levado para uma página com um artigo contra o projeto de lei.

O ministro afirmou que o assunto será enviado a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça. “Estou encaminhando o assunto à análise da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, à vista da possibilidade de configuração de práticas abusivas das empresas”, escreveu.

SENADRO E DEPUTADO SOBEM O TOM

Quem também se indignou foi o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele disse que acionará o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para tratar do tema. “Além das providências já anunciadas pelo Ministro @FlavioDino estou representando junto ao CADÊ (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para abertura de inquérito administrativo por possível infração contra a ordem econômica (Lei 12.529/12) por abuso de posição dominante”, postou em suas redes.

Para o relator do PL, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a prática é um “absurdo” e que o Google fez uma “campanha sórdida e desesperada” para impedir a votação do PL. “ABSURDO!!! Google faz campanha sórdida e desesperada para impedir a votação do PL 2630. Querem continuar lucrando a morte! Não nos curvaremos ao jogo sujo. Quem se diz progressista e está aliado a essa canalhice deveria refletir. A história cobrará! PL 2630 PELAS CRIANÇAS!”, escreveu.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus em alerta com chuvas até esta quarta (3)

Previous article

Tribuna Livre de Itabuna dá voz a campeão de Karatê

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *