Procedimento da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) mostra que, nos meses de abril e maio, Itabuna apontou índice de 3,13% de LIRAa, o que é considerado estável em relação aos meses anteriores. indica que o município não ultrapassou o Alerta Amarelo neste ano. Esse é o primeiro Levantamento Rápido do Índice para Aedes Aegypti LIRAa/LIA de 2023, que contempla os índices de monitoramento de diversas cidades do estado para casos de proliferação do mosquito.
Segundo a coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Ribeiro, isse é reflexo do empenho da Secretaria Municipal de Saúde, em especial dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) nas ações de conscientização, mutirões e visitas domiciliares.
“É Importante destacar também que apesar da estabilidade, os trabalhos e a conscientização sobre os cuidados não podem parar. Estamos em época de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito. Por isso, é importante que a população fique atenta aos recipientes que acumulam água em quintais e áreas livres. E, se necessário, alertar a Divisão de Endemias, por meio do Disk-Dengue: 3612-8324”, afirmou Lucimar.
NOVO LARVICIDA
Itabuna aderiu ao uso do novo larvicida BTi granulado para o tratamento focal nas atividades de controle do Aedes aegypti e Aedes Albopictus. Ele é um inseticida biológico para uso contra larvas de mosquitos com maior eficácia, combatendo os insetos em até 24 horas após aplicação do produto. Age diretamente na parede intestinal das larvas, eliminando os criadouros nas casas e demais locais da cidade.
com informações da Prefeitura Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments