Milhões de brasileiros e brasileiras vão às urnas neste domingo (2) para eleger deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Além de exercer e fortalecer a democracia com esperança e sem violência, eleitores e eleitoras devem observar as recomendações do TRE-BA para o momento da votação.
A votação obedecerá ao horário de Brasília, com início às 8h e encerramento às 17h. É importante conferir seu local de votação. Na seção onde vota, você deve apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira de reservista, dentre outros.
Está proibido o acesso de celulares e demais equipamentos de gravação ou transmissão na cabine eleitoral. Os equipamentos deverão ser desligados e entregues aos mesários, junto com o documento de identificação, antes de se dirigirem à urna eletrônica.
CRIMES ELEITORAIS
De acordo com o Artigo 236, do Código Eleitoral, cidadãos podem ser presos no dia das Eleições em caso de flagrante delito e sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Entre as práticas ilegais que podem levar a detenção está a boca de urna.
DOCUMENTOS
Os eleitores deverão apresentar, obrigatoriamente, algum documento oficial com foto que comprove sua identidade. Documentos como certidão de nascimento ou de casamento não serão aceitos.
– carteira de identidade (RG;)
– identidade social;
– passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
– carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
– certificado de reservista;
– carteira de trabalho;
– carteira nacional de habilitação
com informações do TRE-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments