Durante entrevista à Rádio Metrópole, nesta terça (8), o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, disse que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) vai lançar o programa de CNH Social. O projeto prevê a concessão da carteira de habilitação gratuita para a população de baixa renda.
“Existe um projeto de lei que está na Casa Civil para ser enviado a Alba. A ideia é custear esse processo de habilitação para o condutor de baixa renda, de Cadúnico. Por isso a importância de criar primeiro a isenção e também decidir critérios para só ter acesso a esse programa as pessoas que precisam, que sejam carentes”, revelou Pimentel.
O gestor também explicou que, com a aprovação do médico perito em uma clínica credenciada, o condutor que renova a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pode aderir à carteira digital em 24 horas. “Mas, para emitir a digital, pela primeira vez, é preciso ter a física, onde através do aplicativo, ele te orienta a fazer essa emissão. As renovações futuras já são baixadas automaticamente”, disse.
Sobre a validação da exibição do print de carteira digital em blitz, Pimentel ressaltou que é importante ter uma via impressa do CRLV (Certificado de registro e licenciamento de veículo) no automóvel do motorista. “O condutor pode imprimir, deixar uma via no carro que tem um QR code, e o agente de trânsito consegue consultar se o veículo está em dia com suas obrigações. A CNH não, o código não dá essa possibilidade. A gente orienta que também andem com a CNH física”, ressaltou.
com informações do BNews
Compartilhe no WhatsApp
Comments