DestaquesGeral

Deserto Baiano? Altas temperaturas e umidade crítica preocupam moradores

0

Moradores de incontáveis  municípios baianos têm sofrido com as altas temperaturas, que chegam a passar dos 40ºC. Com umidade relativa do ar variando entre 10 e 20%, os municípios estão com clima considerado desértico, que é prejudicial ao corpo humano, segundo a Organização Mundial da Saúde.

As principais afetadas se localizam no oeste baiano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou máximas de 42ºC em municípios como Morpará, Barra, Ibotirama e Brejolândia, onde a umidade do ar chegou a 10%.

De acordo com o G1, esse índice de umidade é menor do que a média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos. Nele, a umidade relativa do ar fica em torno de 12%. Em contrapartida, o percentual de 10% é semelhante ao do Deserto de Atacama, no Chile.

Ainda de acordo com o G1, as altas temperaturas aliadas à baixa umidade do ar são um perigo real à saúde. Além de causar desconforto nos olhos, boca, nariz e pele, também podem levar a danos mais graves e até mesmo irreversíveis, como a desidratação, insolação, aumento da frequência cardíaca, diminui a circulação sanguínea para o coração e até causar infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

com informações do G1 Ba

 

Compartilhe no WhatsApp

Ministro da Justiça anuncia investimentos e ações contra a criminalidade na Bahia

Previous article

Ministro Alexandre Moraes vota a favor da condenação por atos golpistas de janeiro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *