DestaquesEconomia

Desenrola Rural vai estimular produção da agricultura familiar

0
Emanuel Foto: Cavalcante / Divulgação Embrapa Amapá

Para aumentar a produção de alimentos e tornar os preços mais competitivos e adequados ao bolso da população, o governo Lula (PT) lançou o programa Desenrola Rural. Essas são algumas metas reforçadas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, durante entrevista nesta segunda (17), ao programa “Voz do Brasil”.

Segundo o ministro, o objetivo é permitir que produtores da agricultura familiar renegociem seus débitos, com descontos de 90% do valor da dívida. Assim, poderão voltar a ter acesso aos créditos agrícolas e incrementar a produção de alimentos que abastece a população.

Paulo Teixeira disse ainda que a maior parte da produção dos alimentos in natura no Brasil vem da agricultura familiar e do médio agricultor. A estimativa é de que cerca de 1,3 milhão de agricultores no Brasil estão com alguma restrição de acesso ao crédito, o que dificulta ou inviabiliza a produtividade.

VOLTAR A TER CRÉDITO

Com o Desenrola Rural, esses agricultores poderão sair da lista de devedores e ter acesso a empréstimos para produção e mecanização agrícola, com juros menores. “O que a gente quer é que esses agricultores voltem a tomar crédito agrícola para produzir alimentos mais saudáveis para a mesa do povo brasileiro. E o crédito agrícola é muito generoso. Os juros no Brasil estão a 13,25%. Os juros do crédito agrícola são 3% para produzir alimentos e de 2% para os alimentos agroecológicos”, comparou Teixeira.

Os produtores podem consultar sua situação junto às instituições com as quais têm dívidas a partir da próxima segunda (24). Aqueles que têm débitos inscritos na Dívida Ativa da União terão até o dia 30 de maio para se inscrever no Desenrola Rural. Quem tem dívidas junto ao Pronaf, o prazo vai até 31 de dezembro.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Carnaval em alerta: Bahia registra mais de 1.800 casos de Covid

Previous article

Bolsonaro é denunciado formalmente pela PGR por liderar tentativa de golpe

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *