DestaquesEconomia

Desemprego cai para 7,9% em julho, menor taxa para o trimestre desde 2014

0

Depois de 1,1 milhão de empregos e salários 3,9% maiores, o Brasil celebra a taxa de desemprego caindo a 7,9% no trimestre encerrado em julho. Esta é a menor taxa para o período desde julho de 2014, quando foi de 7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta (31) pelo IBGE.

Comparado ao mesmo período de 2022, a taxa de desemprego caiu 1,2%. Atualmente, o Brasil tem 8,5 milhões de pessoas desocupadas, queda de 6,3% em relação ao trimestre anterior e de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado. “Esse recuo no trimestre encerrado em julho ocorreu principalmente pela expansão do número de pessoas trabalhando”, explica Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa.

Na comparação trimestral, o número de pessoas ocupadas cresceu 1,3% e alcançou 99,3 milhões. Na comparação anual, a alta foi de 0,7%, a menor dos últimos nove trimestres consecutivos de alta.

“Após a pandemia, tivemos um período de recuperação da população ocupada onde registramos aumentos intensos disseminados pelas atividades. À medida que esse processo de recuperação se consolida, os acréscimos voltam a ser mais influenciados pelas características econômicas e sazonais de cada atividade. Com isso, na perspectiva anual, o crescimento passa a ser menos intenso”, analisa Adriana.

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

No Piauí, Lula lança programa para tirar Brasil do Mapa da Fome

Previous article

Serviços de manutenção seguem acontecendo em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *