DestaquesEconomia

Desemprego cai a 6,9%, Brasil perto do pleno emprego e renda cresce 5,8%

0
Lula e Haddad dão o tom da economia

As políticas orientadas pelo presidente Lula (PT), com as contribuições e condução da economia pelo ministro Fernando Haddad, estão produzindo efeitos positivos para o País em pouco mais de 18 meses de governo. Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE nesta quarta (31), mostram que a taxa de desemprego chegou a 6,9% no trimestre encerrado em junho de 2024.

É a menor taxa de desocupação para esse período desde 2014, quando o índice estava nos mesmos 6,9%, no governo Dilma Rousseff (PT). Com isso, o governo Lula coloca o Brasil no caminho do chamado “pleno emprego”. Em 2010, o presidente deixou o Planalto, encerrando seu segundo mandato com uma taxa de desemprego de 5,7%, registrada em novembro.

Segundo Pedro Afonso Gomes, economista e presidente do Conselho Regional de Economia de SP, no Brasil pode ser considerado “pleno emprego” a permanência da taxa abaixo dos 7% por um ano. “Alguns economistas colocam 3,5% como o percentual ideal de desempregados para que a economia funcione normalmente. Outros dizem 5,5%. […] Se a economia funciona de maneira mais dinâmica, admite-se um desemprego maior, de até 7%, como no caso brasileiro”, disse ao portal R7.

AUMENTO DA RENDA E EMPREGOS

Outro dado importante da PNAD: o rendimento real habitual de todos os trabalhos (R$ 3.214) cresceu em ambas as comparações: 1,8% no trimestre e 5,8% no ano.

A população empregada no país chegou a 101,8 milhões de brasileiros, um novo recorde da série histórica, iniciada em 2012, crescendo em ambas as comparações: 1,6% (mais 1,6 milhão de pessoas) no trimestre e 3,0% (mais 2,9 milhões de pessoas) no ano. O número de desempregados é o menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. Atualmente, 7,5 milhões de pessoas buscam emprego, um recuo de 12,5% (menos 1,1 milhão de pessoas) no trimestre e de 12,8% (menos 1,1 milhão de pessoas) no ano.

com informações do R7

Compartilhe no WhatsApp

HMIJS de Ilhéus integra iniciativa de voluntariado do Governo da Bahia

Previous article

Presos na Bahia fingiam ser pacientes para furtar equipamentos de hospitais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *