Diariamente, equipes da Prefeitura de Itabuna estão empenhadas em manter a cidade limpa e organizada, realizando a remoção de lixo domiciliar, entulho e a varrição de ruas e avenidas. No entanto, apesar dos esforços do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), persiste um problema que causa transtornos: os pontos viciados de descarte irregular de lixo.
De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, todos os dias são removidos grandes volumes de lixo domiciliar, entulho e resíduos da construção civil de áreas da cidade onde o serviço regular de coleta é realizado com caminhões compactadores. Esta última semana, por exemplo, o trabalho de remoção foi realizado novamente em uma área do Góes Calmon, nas proximidades do clube da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos do Cacau (SEAC).
Pellegrini destacou a necessidade de conscientização da população sobre os riscos do descarte irregular, que pode se tornar um grave problema de saúde pública, propiciando a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, e a presença de roedores.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o diretor ressaltou que aqueles flagrados fazendo o descarte irregular de lixo e entulho podem ser responsabilizados de acordo com o Código de Posturas. A legislação prevê multas que variam de R$250,00 a R$50 mil, além da possibilidade de apreensão do veículo ou animal utilizado para o descarte irregular.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments