A RegiãoDestaques

Derrubando a violência, projeto social é destaque na Câmara de Itabuna

0

Uma sessão especial realizada na última quinta (16), pela Câmara Municipal de Itabuna, reconheceu o belo trabalho social da Associação de Boxe Lutando Pela Paz. O evento foi proposto pelo vereador Francisco Gomes (PSD). O projeto nasceu no bairro Pedro Jerônimo, pelas mãos de Gilmarques Sabino (Gil), que começou a ensinar crianças a lutarem boxe no meio da rua.

Segundo Gil, “era uma forma de afastá-los das tentações do tráfico e da violência presente na periferia”. Lá se vão 13 anos e tem o nome de Associação de Boxe Lutando pela Paz. “Vocês estão no caminho certo e dão muito orgulho para nossa cidade. Cada mente ocupada com esporte evita de estar na marginalidade, na prostituição. Estamos providenciando para buscar na Casa o Certificado de Utilidade Pública para a associação”, declarou.

Gil fala dos valores cultivados, que vão além de medalhas, troféus e títulos. “A intenção principal do projeto é formar cidadãos de bem, seres pensantes que voltem a estudar, trabalhar, constituir família, para melhorar a sociedade. Quando a gente começa a fazer um trabalho com dedicação, automaticamente vão vir frutos bons”, celebrou.

CAMPEÕES DA CIDADANIA

Além de formar campeões no esporte, o projeto forma cidadãos. Um dos frutos do trabalho é Samuel Rosa dos Santos, de 15 anos, campeão brasileiro de Boxe. Ele treina desde os seis e já é destaque em competições intermunicipais, interestaduais e nacionais, com 23 títulos. Mas, sempre ouvindo os professores da associação: “Para treinar, tem que estar bem na escola, hein?”

Morador do Maria Pinheiro, Samuel tem três irmãos e sonha em ser campeão nas Olimpíadas. “Sou muito grato a Gil e às pessoas que colaboram com a gente. Tem que treinar muito e focar, sempre com humildade. Minha mãe tem orgulho de eu não entrar num meio ruim”, afirma o campeão.

APOIOS

O sucesso do projeto garante o apoios da comunidade do município, que percebe os resultados alcançados. A assistente social Normaci Conceição Santos é uma das voluntárias, ao lado de pedagogos, educadores físicos e advogados, entre outros. Outas contribuições são anônimas, com uma senhora que garante o lanche dos alunos.

Com informações da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Morre mãe do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal

Previous article

Novos ventos na América Latina com vitória da esquerda no Chile

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *