Com o afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD), pelo STF, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta terça (11). A parlamentar é a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento baiano.
“Em razão da decisão judicial que determinou o afastamento do presidente Adolfo Menezes, assumo a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com responsabilidade e compromisso. Quero ressaltar que esse afastamento está sub judice e, portanto, vamos aguardar com tranquilidade o rito processual. No comando da ALBA, garanto que o nosso trabalho será pautado pelo respeito às instituições, à Constituição Estadual e aos interesses do povo baiano”, disse Ivana.
A parlamentar disse como pretende conduzir os trabalhos. “Reafirmo meu compromisso com a transparência, o diálogo democrático e a continuidade dos trabalhos legislativos com serenidade e dedicação. Durante este período, trabalharei em parceria com os meus pares para garantir a estabilidade institucional da AL-BA, assegurando que as atividades parlamentares sigam com total eficiência”, destacou.
Ivana Bastos também indicou que irá permanecer no cargo até a decisão final do STF sobre a situação de Adolfo Menezes, que deve ocorrer entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
AFASTAMENTO
Na segunda (10), o ministro do STF Gilmar Mendes decidiu afastar Adolfo Menezes com o argumento do Marco Temporal estabelecido pelo Supremo em 2021. A norma impede que presidentes das Assembleias Legislativas sejam reconduzidos ao cargo em uma mesma legislatura. Adolfo iria para o terceiro mandato consecutivo, sendo eleito primeiro em 2021, depois em 2023 e agora em 2025.
com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments