DestaquesEconomia

Defasagem da tabela IRPF chega a 24,49% no governo BolsoCARO

0

Na disputa eleitoral de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro prometeu atualizar a tabela do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF), mas não aconteceu. Segundo a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), a defasagem do tributo no governo é de 24,49%.

Na campanha, o atual presidente sinalizava ampliação da faixa de isenção para cinco salários mínimos, na época R$ 5 mil (em valores atuais seria R$ 6.060). Para quem ganhasse além desse valor, seria cobrada uma alíquota única de 20%. Até o momento, o governo não propôs sequer a atualização da tabela pela inflação.

A Unafisco também faz a conta da defasagem total do Imposto de Renda desde 1996. Segundo a entidade, com a inflação de 10,06% no ano passado, a defasagem acumulada da tabela do IR chegou a 134,53%.

INFLAÇÃO MAIOR

O levantamento mostra que, entre 1996 e 2021, a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, chegou a 391,88%, bem abaixo do reajuste da tabela do Imposto de Renda, que foi de 109,63%.

Especialistas ouvidos pelo GLOBO lembram que o desenho proposto pelo então candidato Bolsonaro contraria a Constituição, pois a alíquota única para todas as faixas salariais (acima de cinco mínimos) contraria a determinação de progressividade.

com informações de O Globo

Compartilhe no WhatsApp

Congresso da Família da IBT traz mensagens e oficinas gratuitas

Previous article

Jovens negros de Ilhéus debatem ações e papel social

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *