Depois da festa, a ressaca. É assim que Joinville (SC) se encontra para devolver 130,5 mil lotes de cloroquina ao Ministério da Saúde. O município recebeu, em setembro de 2020, a maior parcela da carga de hidroxicloroquina doada ao Brasil por Donald Trump, ex-presidente dos EUA.
Foi parte do esforço do governo Bolsonaro para promover o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para a Covid, O plano era abastecer o “centro de tratamento precoce” local. Agora, 130,5 mil dos 160 mil comprimidos seguem encalhados e a prefeitura tenta devolver o estoque.
O Ministério disse à reportagem que orienta municípios a procurarem os governos estaduais para repassar a hidroxicloroquina para o tratamento de doenças previstas na bula, como lúpus e artrite reumatoide.
TRISTE MEMÓRIA
O governo dos EUA enviou 3 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil após esforço diplomático da gestão Bolsonaro. A droga começou a chegar em junho de 2020 e se tornou aposta do presidente para combater a pandemia.
A Saúde ficou com 2 milhões de doses da carga doada pelos americanos. Deste volume, entregou 600 mil a estados e municípios que pediram a droga contra a Covid. Sem novas demandas ligadas à pandemia, teve de destinar 1,4 milhão para doenças previstas em bula.
com informações do BNews
Compartilhe no WhatsApp
Comments