Havia algum tempo que estrangeiro vivia de “olho comprido” no Brasil para investir. Mas, avaliações de analistas ouvidos pela BBC News Brasil mostram que a atual tendência é, até, o brasileiro dono de reservas enviar, ao menos, parte de seu dinheiro ao exterior.
“Os brasileiros estão incrivelmente negativos sobre seu próprio país. A última vez que os brasileiros trouxeram dinheiro de volta para o Brasil foi em dezembro de 2019! Desde então – com a pandemia de covid-19 – tem sido uma debandada para fora do Brasil”, apontou, em 25 de agosto, o economista Robin Brooks, chefe do Institute of International Finance (IIF).
Brooks também notou que, na última década, o Brasil foi o único país da América Latina que não viu crescer investimento estrangeiro em nenhum momento. Recursos de fora foram responsáveis por apenas 17% do Produto Interno Bruto (PIB) no período, o patamar mais baixo em 50 anos.
Para piorar, não há tendência de reversão do fenômeno. Dados do IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, mostram que, entre julho de 2020 e o mesmo mês de 2021, o investimento estrangeiro recuou de US$ 67,2 bilhões para US$ 23,8 bilhões.
“A imagem do Brasil no exterior piorou estruturalmente nos últimos dois anos. E, num ambiente já ruim, houve uma piora de expectativa nesse último mês ou 45 dias”, afirmou Christopher Garman, direto para Américas da consultoria Eurasia Group.
Com informações da BBC News Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments