O colunista do Globo News Valdo Cruz apurou que dois interlocutores do presidente Jair Bolsonaro estiveram em São Paulo sondando um nome para substituir Paulo Guedes. O fato acontece logo após Bolsonaro afirmar que o ministro da Economia seguiria no cargo. Segundo o blog do jornalista, os interlocutores tinham o aval do presidente para fazer a sondagem.
Na avaliação de assessores próximos ao presidente, é preciso começar a avaliar nomes para substituir Guedes por dois motivos: o ministro pode decidir pedir demissão e uma ala do governo já tenta convencer Bolsonaro a trocá-lo, com a tese de que ele não estaria entregando o que prometeu.
Paulo Guedes chegou a dizer na semana passada que deseja ficar no governo para seguir aprovando as reformas estruturais que sempre defendeu, mas admitiu que tinha um limite a sua permanência no cargo. Depois, ajustou o discurso, dizendo que o governo precisa amparar famílias que ainda estão em situação de vulnerabilidade por causa da pandemia do coronavírus.
A crise ficou mais intensa com as divergências sobre o Auxílio Brasil e a possiblidade de o governo furar o teto dos gastos para garantir o benefício. Isso fez quatro secretários do Ministério da Economia deixarem seus cargos, também pelo auxílio prometido a caminhoneiros para enfrentar o aumento do preço do diesel.
Segundo, Valdo Cruz, os secretários não eram contra o aumento do valor do Auxílio Brasil, mas defendiam que a medida deveria ser adotada com cortes de gastos e não com aumento do endividamento público.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments