Destaque na novela Renascer, da TV Globo, e criado à beira do Rio Almada [litoral norte de Ilhéus], o Bumba Meu Boi da Vila Juerana resiste há mais de três gerações no protagonismo de pescadoras, pescadores e marisqueiras da região. A atração cultural utiliza materiais retirados do mangue para a confecção de seus personagens.
No remake da novela, a comunidade pesqueira foi representada através do canto de Dona Adená, uma das líderes do grupo. “Quando eu comecei a participar, tinha 5 anos de idade. E quando comecei a cantar tinha 10 anos. Eu comecei sozinha, e tô até hoje. O meu recado é que quem venha assistir o Bumba Meu Boi da Juerana esteja disponível, pois é uma cultura muito boa”, disse a marisqueira ao programa Bem Viver, do site Brasil de Fato.
Com cerca de 35 integrantes, o bumba desfila pela comunidade no dia 6 de janeiro, quando é celebrado o Dia de Reis. O cortejo termina na igreja local e sai sempre da Vila Dalva, local da Juerana batizado em homenagem à mulher responsável pelo resgate da brincadeira, Dona Dalva. Hoje, os três filhos da mestra estão à frente da organização do grupo: Dona Adená, Laércio e Zé Raimundo.
com informações do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments