DestaquesEconomia

De grãos em grãos a Bahia bate recorde com 10,46 milhões de toneladas

0

A produção de cereais, oleaginosas e leguminosas na Bahia chegou a 10,46 milhões de toneladas em 2021, representando crescimento de 4,0% na comparação com a safra do ano passado, que foi o melhor resultado da série histórica da pesquisa. Os dados relativos a agosto foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a partir do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE.

O destaque positivo foi para a lavoura da soja, cuja produção deverá alcançar sua máxima histórica. Por outro lado, as demais lavouras dos principais grãos deverão ter níveis de produção inferiores aos de 2020, em razão de fatores climáticos assim como de mercado.

As áreas plantada e colhida ficaram estimadas em 3,2 milhões de hectares, correspondendo, nas projeções do IBGE, a expansão de 2,6% na comparação interanual. Com isso, a produtividade média estimada para a safra de grãos foi de 3,27 t./hectares, o que representa alta de 1,3% na mesma base de comparação.

Com a colheita concluída, a soja teve sua estimativa mantida em 6,8 milhões t. – a maior da série histórica do levantamento –, uma alta de 12,6% em relação a 2020. A área plantada com a oleaginosa somou 1,7 milhão ha., que supera em 4,9% a de 2020, e o rendimento médio esperado da lavoura ficou em 4,0 t./ha.

Com informações da SEI

Compartilhe no WhatsApp

WhatsApp pode parar de funcionar em versões antigas de Android

Previous article

Uso de ivermectina fez 85% dos homens terem disfunção reprodutiva, diz estudo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *