Durante o anúncio, nesta terça (4), da instalação da montadora montadora chinesa BYD em Camaçari, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães falou da ação da pasta no processo. “É uma empresa de tecnologia moderna e vai exigir mão de obra muito especializada. A Setre vai atuar junto a BYD para a qualificação profissional dos futuros operários. Vamos dar prioridade a quem trabalhou na Ford”, afirmou.
Magalhães celebrou o anúncio oficial do grupo chinês. “Desde que a Ford encerrou suas atividades, o governo baiano (com Rui Costa e Jerônimo) buscou, rapidamente, uma alternativa. Agora, comemoramos a BYD confirmar que sua terceira fábrica será na Bahia. É muito importante para o desenvolvimento da nossa economia, pois no seu entorno teremos outras atividades econômicas se movimentando, além da geração de emprego e renda no estado”, destacou.
O ato aconteceu no Farol da Barra, tendo um momento cultural com as banda Afro City, de Camaçari, Didá, Ylê Ayê e Olodum. A vice-presidente global da empresa, Stella Li, disse que a estimativa é que gere 5 mil empregos.
A BYD negocia para ocupar a antiga fábrica da Ford, fechada em 2021. Serão investidos R$ 3 bilhões para a instalação. Segundo a empresa, a produção dos veículos elétricos deve começar no último trimestre de 2024 na Bahia. A projeção foi feita por Alexandre Baldy, representante da asiática no Brasil.
com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments