DestaquesEconomiaPolítica

Davidson destaca ações dos governos Lula e Jerônimo para aumento do emprego na Bahia

0
Foto: Setre

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE, mostram que a Bahia teve aumento de 27,8% na geração de empregos formais, nos últimos 12 meses (outubro de 2023 a setembro de 2024). O saldo é de 90.838 empregos no período.

Em setembro, foram gerados 14.888 novos empregos com carteira assinada. Mais uma vez, o setor de serviços liderou a geração de empregos no estado, com 51,3% (ou 7.634) do total. O comércio vem em seguida, com 22,2% (ou 3.301) do saldo total no mês. Em seguida, a construção civil com a participação de 14,6% (ou 2.167). A indústria teve saldo de 1.847 novos empregos.

Segundo o IBGE, do total de empregos gerados no país em setembro, o Nordeste participou com 31,1% (77.175) e a Bahia ocupou a sexta colocação em relação às demais Unidades da Federação.

AÇÕES EM SINTONIA

“Os dados resultam de políticas econômicas e sociais adotadas no Governo Lula, responsáveis pelo aquecimento da economia e em sintonia com ações do Governo do Estado, que tem investido na geração de emprego e renda e na capacitação de mão de obra”, avaliou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), Davidson Magalhães.

O gestor disse que, entre as ações do Governo da Estado na área de qualificação profissional, estão os Programas Qualifica Bahia e Manoel Querino, parceria com o Governo Federal. “Nesse escopo tivemos recentemente a certificação de 500 profissionais que participaram do Qualifica Industrial, quatro diferentes cursos oferecidos em parceria com o Senai Camaçari. Para o período 2024 a 2026, o Programa Manuel Querino vai qualificar mais de 17 mil jovens em 205 municípios”, disse.

com informações da Setre

Compartilhe no WhatsApp

Professor da UFSB entre os cientistas mais influentes do mundo

Previous article

Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna atualiza dados da Covid-19

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *