A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou, nesta quinta (25), que a pasta vai investir mais de R$ 10 milhões em dois projetos que serão implementados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): o Centro Público Digital de Economia Solidária e o Centro Vocacional Tecnológico para games e aplicativos. Participaram do ato o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o titular da Setre, Davidson Magalhães.
O Centro Público de Economia Solidária vai criar condições para que empreendedores que residem distante de grandes centros urbanos tenham facilidade em comercializar seus produtos através de uma plataforma digital. Já o Centro Vocacional Tecnológico buscará capacitar jovens na área de tecnologia, sobretudo no setor de games.
“Com a Bahia, estamos trabalhando na construção de dois projetos que serão implementados com a Secretaria do Trabalho. Vamos criar um Centro Público de Economia Solidária, para oferecer assessoramento e acompanhamento digital de empreendimentos através de uma plataforma digital, que vai ampliar o comércio e expandir a oferta de treinamento e capacitação, atingindo cidades e comunidades distantes de Salvador e dos centros urbanos. Outro projeto é a implantação do Centro Vocacional Tecnológico para games e aplicativos, que terá o potencial de atrair jovens em situação de vulnerabilidade social e oferecer uma oportunidade de emprego e renda”, disse a ministra.
GERAÇÃO DE RENDA
Para o governador, a popularização da Ciência quebra o preconceito de que a Ciência está distante e de que a inovação não cabe ao povo brasileiro. “Sempre foram colocadas para dentro das academias e laboratórios, mas dizem respeito ao projeto de sociedade que nós queremos, dentro de uma economia solidária ou voltadas para os povos indígena e quilombola, por exemplo”, afirmou.
Davidson Magalhães afirmou que os projetos serão muito importantes para gerar renda no estado. “São dois projetos importantes. É a Bahia gerando emprego na área de fronteira de ciência e tecnologia. E muito importante para a área de economia solidária e gerar mais oportunidades de trabalho e capacitação profissional para a nossa juventude”.
com informações da Setre
Compartilhe no WhatsApp
Comments